sábado, 29 de setembro de 2007

Ombudsman

E não é que em meio a COMfabulações, pseudônimos, perguntas, mídias, possibilidades e misturas indigestas temos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre nossa profissão? Nesse post, cabe a mim a difícil “missão” de comentar, bem ou mal, o blog que meus colegas também dão duro pra manter. E, já que essa é a primeira ouvidoria do nosso blog, vou me ater as primeiras postagens, ao objetivo de cada um e um pouco ao layout . Então vamos lá, um por um, vamos ver como tem se saído esse pessoal, ok? (Deixando claro que na minha humilde opinião!)

O blog Conhecendo Relações Públicas se propõe a “divulgar as relações públicas” e nos mostrar exemplos concretos de algumas das diversas atuações que teremos no mercado, mostrando que o RP pode atuar em várias áreas e de forma competente. Em suas primeiras postagens o blog cumpriu essa característica, com textos mais “sérios” mas que trazem cases bem interessantes e “exemplificantes”. A cor verde de fundo do blog é uma boa escolha (sem querer puxar o nosso próprio saco! Hehe) já que o verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação, além de facilitar o raciocínio correto e ampliar a consciência e a compreensão.

O próximo blog é aquele da mistura indigesta e que tem que ter coragem pra enfrentar a voz interior da sua vó te dizendo “manga com leite dá indigestão”... Pois dá tanta indigestão quanto congestão para aqueles que vão tomar banho logo depois de comer! O Manga com leite tem uma linguagem bem mais “solta” e podemos perceber que ali estão as opiniões sem frescuras de cada uma das integrantes. Com o intuito de “desconstruir normas pré-estabelecidas da profissão” e causar um tanto de polêmica, as postagens nos fazem pensar um pouco mais sobre as atuações do RP e sobre as acomodações que cada profissional pode encarar – até em si mesmo! O blog tem um layout clean, que nos lembra a todo momento que estamos nessa mistura branca e laranja da manga com o leite.

Entrando no mundo das possibilidades, vamos ao Relações Possíveis, blog que se propõe a abrir espaço para discussões e mostrar que o RP pode estar em várias outras áreas além da empresarial. Os primeiros posts tem também uma linguagem muito fácil e gostosa de ler (ainda mais quando se conhece as meninas e pode-se ouvi-las falando o que acabaram de escrever! rs). Dois textos mostrando duas áreas bem interessantes: RP comunitário e RP na saúde. Áreas que são difíceis de serem citadas nos manuais por aí. Ótima proposta e um blog com informações importantes (como onde arranjar emprego!) e com enquete aberta. A cor predominantemente laranja é perfeita pra refletir não só a idéia mas as “bloggeras” também, pois reflete comunicação, movimento e iniciativa com entusiasmo e vivacidade impulsiva e natural.

Agora falando de Relações Públicas - Ação e Percepção, entramos num blog que tem a finalidade de bater um papo “critico, descontraído e instrutivo”, entre profissionais e estudantes de RP. E é isso mesmo que os textos propõem: lançam uma idéia, mostram uma área da profissão ou um assunto polêmico e pedem a contribuição de quem está lendo para tornar mais interessante esse post, garantindo a “missão” de papear com quem esta lá, ou aí, do outro lado de outro computador. A dica de livro no canto da página é bem legal também e o layout é claro e assegura através da cor laranja a criatividade dos leitores.

No blog Relações Públicas e as novas interfaces, temos objetivos bem interessantes e abrangentes como mostrar novos campos de atuação profissional, abordar questões de ordem prática da profissão e como as novas mídias interferem ou nos ajudam a ter um melhor desempenho como RP. Com textos que atingem esse objetivo, claros e sucintos, o blog tem uma leitura rápida e interessante. Ilustrações agradáveis e a cor azul predominante, garantem a tranqüilidade ao leitor que muitas vezes entra com pressa ou desatenção.

E pra continuar em discussão, vamos falar do RP em Discussão, que não podia ser mais claro, objetiva discutir com RP’s, ou futuros RP’s, como nossa profissão é vista no mercado e trazer matérias e entrevistas que nos informem. Os textos têm uma linguagem séria, mas trazem as informações e discussões. Na parte lateral do blog, encontramos várias noticias atuais sobre Relações Públicas e isso é bem legal. Porém o blog tem letras pequenas e fundo escuro, o que pode trazer cansaço ao leitores. Fica aqui minha pequena critica.

E RP pra Quê mesmo? Nesse blog – o mais descontraído de todos – a proposta é discutir ainda mais sobre as relações públicas de forma “apimentada”, ou seja, “cutucando” aquelas questões talvez um pouco batidas, mas sempre polêmicas nas Relações Públicas. Textos simples, objetivos e descontraídos que nos fazem ler até o final, pois não cansam e chegam a nos divertir, ao mesmo tempo que nos fazem pensar.

Já que vimos o quê pra RP, agora temos o RP pra você! E aqui temos um blog pra uma área bem delimitada e interessante da profissão, a gestão de crises. O blog pretende mostrar cases sobre o assunto, dicas de livros, cursos e se abre a discussões e troca de experiências. As postagens são bem legais, com linguagem simples, fáceis e comentários de cases famosos ou bem atuais. Minha única crítica é a mesma que fiz pro RP em Discussão: letra pequena e cores escuras. No mais, tudo muito interessante!

Agora entrando no mundo das novas mídias como ferramentas das Relações Públicas, o blog RP.COM – Descobrindo novas mídias lida com um assunto muito atual e cada vez mais primordial para nós, comunicólogos em geral: a internet como forma de comunicação entre os públicos de uma organização. O blog se propõe a “explorar, divulgar e levantar as novas mídias utilizadas pelos profissionais de comunicação”, como blogs, orkut, youtube e second life. Linguagem formal, simples e num tom mais sério são características dos textos. Nas primeiras postagens, o Blog foi tema central, o que pode ser muito interessante para aqueles que, como eu, acaba de entrar nessa vida de “blogueira”. Que venham os outros posts sobre as outras novas mídias.

E é isso gente! Pra fazer uma observação mais geral, para aqueles que não vão ter paciência de ler esse texto grandão aí de cima, todos os blogs trazem muita coisa interessante, cada um numa área diferente e com algumas novidades ou falando ao menos de formas diferentes daquilo tudo que a gente já tá cansado de saber... mas daqui tenho certeza que podemos pensar e aprofundar mais nosso conhecimento. Vale ressaltar uma coisinha: comentários nas postagens estão sendo raros... E esses comentários são fundamentais! Afinal, o comum à todos os blogs é o desejo de discussão e troca de informações.
É isso galera, vamos COMfabular!

Comfabuladora Laura

7 comentários:

Ana Elisa, Cínthia, Daniela e Jessica. disse...

Laura, Laura...sabia que como Relações Públicas você se saiu uma ótima Ombudsman?!
Tenho que deixar aqui registrado um comentário (na maré baixa desses em todos os blogs), e meus PARABÉNS!
Você realmente conseguiu captar a 'essência' de cada blog dos nossos colegas e transmití-la na íntegra aos ComFabuladores...e, tudo isso, com um acréscimo peculiar: as críticas construtivas - tão fundamentais quanto os comentários!!!
Muito bom mesmo, seu post...
Continue assim!
bjos,
Ani_R.Possíves

COMfabulando RP disse...

É, Lauricha e visitantes do blog! Na verdade esse lance de blogs de RP me surpreendeu! E questões batidas devem continuar batidas, afinal, é delas que surgem outras questões fundamentais para a profissão! Passei os blogs para o pessoal do trabalho e os comentários foram os melhores, principalmente por mantermos um objetivo comum! E bem lembrado sobre postar em outros blogs... afinal, somos todos "farinha do mesmo saco"! E vale muito a pena, principalmente em descobrir opiniões de pessoas que nem sempre podemos trocar uma idéia... até a próxima!
Ariane

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Laura, um texto de grande fluência. Começou e terminou bem. Seu texto possui uma diplomacia sem igual. Pode "apimentar" mais as próximas críticas. São sempre bem vindas.

Ronaldo Bisnaga disse...

Bons comentários, mas eu acho que está faltando achar a ferida da galera, tá faltando bisnaga, pessoal!!

Thiago Zanetti disse...

Belo texto, Laura!!

Beijos!

Ronaldo Bisnaga disse...

Cara Ariane, ficamos lisonjeados com o seu comentário, porém a iniciativa do Núcleo de RP me pareceu um bocado difusa, com os alunos passando recados nas salas sem ter realmente propriedade do que estão falando... Eu realmente admiro a iniciativa e como disse, precisamos disso, mas o que comentei no blog foi com relação à extensão, a aliança de produção teória e prática... Acho que as coisas estão ficando nebulosas de novo... O Núcleo é um lugar de discussão e? Acho que há necessidade de se dar uma divulgação maior ao Núcleo, bem como divulgar as suas pautas via email nos grupos das salas, com pelo menos uns dois dias de antecedência para o pessoal se situar e se convencer de que o assunto a ser discutido ali irá lhe convir... Admiro a iniciativa e o comentário, porém são assuntos diferentes e são necessárias medidas diferentes para cada um. Pontuei uma forma de chamar mais o pessoal para as reuniões do Núcleo e quanto aos projetos de extensão, envolvendo comunidade e universidade e a falta de iniciativa dos alunos nesse quesito? Essa seria uma boa pauta de discussão para o Núcleo...

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Leitura bastante atenta dos blogs dos colegas. Espero que todos leiam.