domingo, 16 de setembro de 2007

Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas

A coordenação da campanha propõe Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas.
Dentro da agenda de ações de intervenção na realidade planejamos transformar o dia 22 de Novembro (estrategicamente 10 dias antes do Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas) no Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas. Para isso, estamos convocando estudantes e profissionais de todo o Brasil para organizarmos eventos simultâneos nos quatro cantos deste país, para que neste dia, todo o Brasil, ao mesmo tempo, possa anunciar a importância e a grandeza desta profissão, fazendo um eco de grandes proporções.
Todos que tiverem interessados em estar envolvidos em eventos neste dia, favor entrar em contato conosco pelo e-mail: geral@rp-bahia.com.br.
Essa matéria está disponível no site: http://www.rp-bahia.com.br/orgulhodeserrp/16/campanha1.htm

Essa campanha é uma boa iniciativa para tentar eliminar o assunto que é o mais popular no que se refere à profissão de Relações Públicas: sua desvalorização. A luta pela valorização da profissão é muito importante, e assim, uma data para essa luta é relevante, pois podemos nesse dia fazer manifestações e atos que possam atingir um número relativamente grande de pessoas, para que haja essa conscientização, através das mídias.
Por outro lado, à luta pela valorização não pode se restringir apenas a uma data, mas todos os profissionais e estudantes de Relações Públicas tem que mostrar seu valor através de trabalhos, publicações, literaturas e dentro do seu próprio emprego, mostrando a importância dessa profissão todos os dias do ano.
Comfabuladora Ana Paula Aiello

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente, os profissionais de Relações Públicas apresentam séria dificuldade de comunicação, não é incrível?
Estamos tratando de uma classe com formação acadêmica e experiências mercadológicas voltadas para resolver os problemas dos quais também sofre.
Aplicamos nossos conhecimentos em ong's, em multinacionais, órgãos públicos... Menos no fortalecimento de nossa classe.
Esperamos que as ações sugeridas sejam apenas o início de uma grande campanha, ou daqui há algum tempo, as universidades criarão um novo curso: Relações Públicas para o Relações Públicas. O que acham?

COMfabuladora Elaine

Anônimo disse...

E não é que vasculhando pela internet algumas entrevistas com teóricos renomados de Relações Públicas, acho a seguinte resposta de praticamente um mito das relações públicas, Margarida Kunsch, quando interrogada sobre a falta de identidade de nossa profissão: “Eu acho que pela nossa atividade não ser compreendida, não ter uma presença muito clara no mercado, acaba ficando muito submersa nos preconceitos. Eu acho que a gente tem que lutar para que haja uma melhor afirmação da atividade.”.
Nisso eu me deparo com a mesma questão que observo faz tempo: todos dizem “o relações públicas não é conhecido”, “ ninguém sabe a importância que a gente tem numa empresa”, “muitos dos alunos entram no curso sem nem ao menos ter idéia do que faz um RP”, etc., amém! Aposto que você já disse ou ouviu isso milhares de vezes....mas alguém aí, já ouviu a solução, ou ao menos uma idéia que seja pra mudarmos essa “sina”?
Tomara que esta iniciativa da campanha pela valorização nos mostre algumas formas de lutar pelo nosso reconhecimento.
Falar é fácil...criticar mais fácil ainda...e fazer? Alguém se habilita?

COMfabuladora Laura

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Realmente, valorizar a atividade é algo importante em qualquer ramo profissional. Mas penso que a maior valorização para a área só virá com uma maior valorização da área acadêmica. Formular um campo com pesquisas sérias e de grande inserção, talvez, seja a chave para uma maior valorização de tudo isso como um todo.