sábado, 29 de setembro de 2007

Tranquilizante para quem não fala 5 línguas, tem 3 especializações, fez intercâmbio...

Preocupada com o que será de mim após a conclusão da faculdade, comecei a procurar na Internet qual é a demanda por profissionais de Relações Públicas.
Não satisfeita em saber que o mercado brasileiro está se acostumando aos poucos (bem poucos...rs) com a nossa profissão, decidi saber das grandes empresas, nas quais o cargo já é conhecido e respeitado, suas expectativas quanto a formação dos profissionais que desejam contratar.
Foi então que encontrei um anúncio da Google, empresa detentora do maior mecanismo de busca via internet do mundo, Orkut e YouTube, verdadeiras febres virtuais.
Apesar de contar com um advogado como Vice-Presidente de Comunicações Globais e Relações Públicas, por sua estrutura departamental, valoriza nossa profissão e sabe de sua importância.
A Google está à procura de um RP para atuar como Public Relations Manager (gerente ou administrador de Relações Públicas) em San Bruno, Califórnia, em uma de suas aquisições, o YouTube.
No anúncio, resumindo, procura-se um profissional:
- Formado em comunicação, jornalismo ou Relações Públicas.
-Com 5 a 10 anos de experiência em RP voltada para o entretenimento e preferências do consumidor.
- Experiência em gerenciamento e compreensão da intersecção comunicação e política, relacionadas à imagem corporativa.
- Experiência em relacionar-se com as mídias, assim como desenvolver campanhas institucionais/ propagandas.
- Pró-atividade (get-it-done! ), habilidade de gerenciar e executar projetos, assim como, motivar outros departamentos a colaborarem.
- Ética e criatividade.
- Habilidade de obter sucesso trabalhando sob pressão (ui!).

Ficou claro que a Google procura um profissional com a capacidade de desenvolver projetos, para os públicos internos e externos da organização, gerando resultados. E isso, em minha opinião, é muito tranqüilizador.
As atividades solicitadas ao profissional não são extratosfericamente fora de alcance, pelo contrário, são ensinadas, em sua maioria, na faculdade. É interessante notar que, provavelmente, em um trabalho, ou outro, você já fez algo que a Google solicita ao seu novo colaborador e, em nenhum momento, o anúncio pede que o candidato fale inglês, francês, alemão, espanhol, russo, português, ou outras exigências impossíveis de serem atendidas por um recém formado.
Obviamente, se alguém chegar lá com todos esses predicados, somados ao atendimento das necessidades da empresa, será contratado, mas pelo menos no anúncio isso não é primordial.
Relações Públicas é uma profissão que exige ação, prática e atitudes empreendedoras e inovadoras. Podemos nos dar bem com diversos cursos, viagens e línguas que tenhamos a mais que nossos concorrentes, contudo, sem esquecer que o conhecimento adquirido e desenvolvido na faculdade vale muito ( e nós o temos, yes!).


É pessoal, temos chance! Talvez não na Google, mas quem sabe no YouTube....rs

Clique aqui e veja o currículo do Vice-Presidente de Comunicações Globais e Relações Públicas
http://www.google. pt/management. html#elliot

Clique para ver o anúncio de emprego na íntegra
http://www.google. com/support/ jobs/bin/ answer.py? answer=66252&query=public+ relations&topic=&type=public+ relations

COMfabuladora Elaine Crisóstomo

4 comentários:

COMfabulando RP disse...

O legal desse post é o fato de destacar particularidades de RP sem torná-las "inatingíveis", principalmente por vir de uma empresa como o Google. Além do post "tranquilizar", por que não falar 5 línguas, ter diversas especializações e intercâmbios? Perfeito, para quem se interessa em investir nisso tudo... e pode acabar sendo um diferencial. Mas a base de tudo se resumiu ao anúncio do Google. Coisas simples, e que fazem a diferença... e pelo jeito, nesse caso, os resultados devem surgir bem rápido! Trabalhar sob pressão foi ótimo... e acaba sendo uma exigência mais do que realista, de certa forma! É isso aí!
COMfabuladora Ariane

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Elaine, embora tenha entedido seu ponto de vista, lembre-se que o anúncio é para um profissional americano, com as especificidades locais. Neste caso, não esqueçamos, ele terá que ser nativo de inglês.

Unknown disse...

Obviamente, o anúncio não é para brasileiros que queiram trabalhar no exterior. Nem foi o que pretendi mostrar.
O intuito da postagem é tranquilizar as pessoas preocupadas em se formar e encarar o mercado de trabalho. Afinal, emprego para um recém-formado não é facil.
Cuidado, Arlindo, com as interpretações. Você está "ouvindo" outras vozes no meu texto...rs

COMfabuladora Elaine

Alunas de RP disse...

Oi Elaine... li seu texto e gostei muito. também li o comentário que vc deixou no nosso blog. as situações são opostas, você está tranquilizando e eu estou "colocando lenha na fogueira", não é? mesmo assim, acho que tem lugar para todo mundo no mercado. Pessolamente, se fosse empregar um RP, preferiria um que tivesse se dedicado à profissão, e não um que soubesse fritar hamburgueres!!!