domingo, 21 de outubro de 2007

Benchmarking foi um dos temas abordados na aula de Marketing nesta sexta-feira, dia 19-10, que gerou algumas discussões, portanto acho pertinente fazer uma discussão crítica sobre o assunto.
Vou começar definindo o que é Benchmarking. É basicamente estabelecer metas usando padrões objetivos externos. Significa aprender dos outros, aprender quanto e aprender como. É um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais tendo por base os participantes mais destacados no mercado. (http://usuarios.uninet.com.br/~josehigi/bench1.html). Ele pode ser feito também internamente, na qual a empresa aprende com ela mesmo, podendo ser feito de um setor para o outro.
Atualmente essa prática é muito utilizada no mercado como uma forma mais rápida e mais barata para resolver problemas da empresa, seja ela no setor de produtos, serviços e etc...
A problematização gerada por essa prática foi: até que ponto é eficaz essa “cópia”, quando ela é muito evidente, o que na maioria das vezes ocorre em produtos e ou publicidades?
Podemos exemplificar essa prática com a Fritex e a Elma Chips, no qual a Fritex “copiou” a batata Huffles da Elma chips “a Batata da Onda”, que no slogan da batata da Fritex ficou “a Batata Ondulada”, e outro exemplo também é a Coca Cola que “copiou” a Pepsi Twist lançando a Coca Lemon. Esse tipo de Benchmarking explícito é benéfico ou maléfico à empresa que o praticou? Nesse caso, essa prática vai ajudar a empresa a bater suas metas de mercado, ou vai criar no público alvo uma imagem ruim quanto à empresa? O que vocês acham do assunto? VaMoS CoMfAbUlAr???

Comfabuladora Ana Paula Aiello

3 comentários:

Taninha disse...

Gente, só pra vcs entenderem: o site rp em destaque mudou para rp em mercado, ok? Então, podem tirar o rp em destaque e deixar só o outro! Obrigada e desculpem o transtorno! hehe

Carlos Neto disse...

Caríssimos colegas...

Pelo que entendi da teoria de Benchmarking, e pela prática que adquiri no mercado organizando um evento desta categoria, posso concluir que só é Benchmarking quando há altorização e quiça apresentação da solução por parte da empresa em destaque. Ou seja, o que aconteceu no caso da batata ou do refrigerante foi plágio, não benchmarking, já que não preenche as caracteristicas do processo.
O Benchmarking é uma alternativa pró-ativa de buscar soluções para uma provável crise futura já identificada, e a estrtégia que será sugerida não pode ser implantada na integra, deve haver adaptações.
No caso do benchmarking competitivo, que seria o mais próximo dos dois casos sugeridos, as Elma ou a Pepsi deveriam oferecer as informações para os concorremtes (pouco provável) ou haver uma empresa de consultoria por trás. Mas é evidente que não precisa ser nenhum sabixão pra descobrir q foi simplesmente plágio mesmo.
São duas coisas distintas, Benchmarking e Plágio.

Arlindo Rebechi Jr. disse...

O texto consegue um bom gancho: trata-se de um assunto abordado em sala de aula. Espero que gere muitas discussões. Acho que o papel de vocês (e dos blogs) é fazer uma extensão do que é visto em sala de aula, que sabemos é pouco para nossa formação. Precisamos sempre refletir mais.